Reprodução

Não há como negar que as mulheres são a protagonista durante o parto. Mas, os pais também podem desempenhar um papel importante, mesmo que em situação coadjuvante.

O simples fato de estar ao lado da parceira no momento difícil; dar a mão de apoio; massagear as coisas da mãe cansada e com dores; lembrá-la do quanto ela é forte quando ela está mais vulnerável… resumindo, você, homem, pode fazer uma grande diferença durante o parto.

Se ainda duvida, o Huffington Post reuniu uma seleção de fotos da Associação Internacional de Fotógrafos de Nascimentos Profissionais, capturando um dos mais importantes momentos em que os pais podem oferecer apoio físico e emocional a suas parceiras, contribuindo assim para o instante mágico de ver o bebê pela primeira vez.

PS: Como as fotografias abaixo retratam mulheres em vários estágios durante o parto, algumas podem não ser adequadas para visualização em qualquer lugar.

1. “Esta mãe disse: ‘Ter Josh segurando e apoiando me ajudou a me concentrar. Ele era como uma âncora – algo para eu agarrar e me segurar”.

pais-durante-parto

Foto: Art By Jessica

2. “Este pai foi ferido severamente em um acidente no Afeganistão apenas três meses antes do nascimento de seu segundo bebê. Ele não foi capaz de sustentar sua esposa fisicamente, mas ele encontrou outras maneiras de ajudar”.

pais-durante-parto-2

Foto: Vuefinder

3. “Este pai acompanhou ao lado as intensas contrações de sua esposa. Às vezes eu olhava para ele e sabia que ele estava sentindo a dor dela também!”

pais-durante-parto-3

Foto: Jennifer Mason

4. “Esta mãe estava determinada a ter um parto sem medicação no hospital. Quando eu perguntei se ela contratou uma enfermeira especialista, ela disse: “Eu não preciso de uma, meu marido sabe fazer esse trabalho.” Em cada contração, ele lembrava ela de relaxar e ajudava a retardar sua respiração. Foi tão emocionante ver os dois trabalharem juntos. 

pais-durante-parto-4

Foto: Lane B

5. “Depois de uma experiência de parto bastante traumática com seu primeiro filho, o parto deste casal foi preenchido com momentos de amor e paz. Eu adorava como eles estavam trabalhando juntos, de mãos dadas enquanto ela estava circulando em uma bola de nascimento”.

pais-durante-parto-5

Foto: Isabell Steinert

6. “A paternidade começa muito antes que os bebês façam sua aparição. Amor sem fim e apoio inabalável durante o trabalho de parto e entrega é apenas uma das muitas maneiras!”

pais-durante-parto-6

Foto: Coastal Life

7. “Essa mãe me disse: ‘Joe era minha pedra. Firme, calmo e forte. Ele sabia exatamente como me apoiar sem que eu lhe dissesse o que fazer. É como se ele fosse telepático!'”

pais-durante-parto-7

Foto: Emily Gerald

8. “Este pai foi tão incrivelmente apoiante através do processo de entrega. Ele segurou a mão de sua esposa entre as contrações e massageou-a através do trabalho de volta. E nos momentos em que ela não tinha certeza se poderia superar isso, ele a lembrou de quão incrivelmente forte ela era”.

pais-durante-parto-8

Foto: Light of Mine

9.”Este pai nunca deixou o lado de sua esposa durante toda a experiência de nascimento. Ele estava completamente concentrado em levá-la através de cada contração. Eu nunca vi um parceiro de parto tão atencioso e solidário”.

pais-durante-parto-9

Foto: Erin Shepley

10. “Esta mãe está em transição – esse intenso período de tempo imediatamente antes de empurrar – sem o uso de medicação epidural ou dor. Ela tinha um presente de doula, mas seu marido era sua verdadeira âncora”.

pais-durante-parto-10

Foto: Bonnie Bee

11. Este pai me disse: “Minha esposa passou por mais de 20 horas de trabalho induzido excruciante, a maioria sem anestesia, porque o único anestesista de plantão foi amarrado em uma longa cirurgia. Houve uma complicação colocando a epidural que causou a ela começar a vazamento líquido espinal … dor em cima da dor! Aqui, antes de sua cesariana, eu estava pensando sobre as três perdas de gravidez que tínhamos antes e toda a dor que sentimos. Pensei em todas as coisas que minha esposa teve de suportar fisicamente, emocionalmente e mentalmente até aquele momento. Parecia uma série de azar. Então eu estava com raiva, e eu estava triste porque eu queria que minha esposa tivesse o filho. Eu queria que ganhássemos!”

pais-durante-parto-11

Foto: Emily Lapish

12. “Este casal teve uma cesariana não planejada. Mais do que qualquer coisa, o pai trouxe um lugar de quietude e foco no meio de toda a tensão”.

pais-durante-parto-12

Foto: Naissance

13. “Papai pegando bebê como seu filho nasce na água. Estes dois estavam tão conectados através do processo de trabalho. “

pais-durante-parto-13

Foto: Nicole Burmeister

14. “Este pai não estava certo de que ele queria ajudar ‘pegar’ o bebê e estava bastante nervoso com todo o processo. Mas depois de falar com a enfermeira e médico, ele foi tranquilizado e ele fez! Ele realmente puxou seu filho para o peito da mamãe”.

pais-durante-parto-14

Foto: Blossom and Bloom

“Depois de um longo trabalho do lado de sua esposa, este pai acordou de uma soneca rápida às 2 da manhã, esfregado acima com a parteira e entrega ansiosamente seu bebê bonito!”

pais-durante-parto-15

Foto: Jessica Mehu

Comentários