Foto de Mãe lambendo o filho após o parto ganha prêmio

Depois de uma grande expectativa e meses de espera, é completamente compreensível a explosão de emoções que pais e, principalmente, as mães tenham ao ver seu filho surgir ao mundo. Descobrir suas feições, ter contato físico com cada partezinha do seu corpo, como mãozinhas, pezinhos e tudo mais. A fotógrafa brasileira Ludy Siqueira, da Senhoritas Fotografia, flagrou o momento de puro instinto de uma mãe, que lambeu seu filho logo após o parto.

A imagem, inusitada para um ser humano, é muito comum entre os animais mamíferos, onde através do ato, a fêmea teria uma forma de medir a saúde da cria, além de estabelecer, desde o príncípio, uma ligação entre mãe e filho.

Esta reação, no mínimo curiosa, foi registrada e conquistou um prêmio pelo FineArt Association (prêmio internacional focado em fotos de casamentos, gravidez e família).

O gesto causou polêmicas, com pessoas defendendo o ato enquanto outras depondo contra nas redes socisias. Em entrevista para a revista Crescer, Braulio Zorzella, médico obstetra na Caza da Vila (SP), explica o que está por trás disso. “Eu já vi essa cena após o parto várias vezes. Muitas das mulheres que se conectam ao extremo com seu parto e vão para o lado instintivo e animal, têm vontade de lamber, de beijar, de sentir o cheiro do vérnix… Faz parte do corpo delas também; o bebê é uma extensão do corpo delas”, defende.

Por experiência própria, aconselho a todos os pais para, pelo menos derem um ‘cheirinho’ no seu filho assim que ele nascer. Garanto que você vai guardar este momento e esta sensação pelo resto da vida!

Comentários