Motivos pelos quais vale a pena ter um filho

Quero que fique bem claro que não acho que todo mundo precise ter um filho na vida. Longe disso. Fazer essa escolha, que envolve muitas coisas como: encontrar uma companheira para dividir a responsabilidade; investir uma boa grana na criação e crescimento da criança; abdicar de projetos pessoais e ter um compromisso para com outro serzinho para o resto da sua vida.

+ Lições de vida com filmes que você pode passar para seu filho

São pontos muito difíceis que exigem muito pensamento antes de qualquer atitude precipitada. Ou seja, ter um filho e dedicar-se para criar com atenção, cuidados e carinhos necessários não é pra qualquer um.

Por outro lado, ter um filho é algo muito especial e realizador. Isso justifica todos as madrugadas acordadas, preocupações e dores de cabeça. E, levado por minhas experiência recente de ser pai, resolvi elencar alguns dos motivos pelos quais você pode considerar fortemente a possibilidade de gerar e criar um pequeno serzinho.

 Motivos pelos quais vale a pena ter um filho

Ps: Mas, vale salientar, estes motivos só são válidos se você exerce a paternidade ou maternidade real. Aquela com comprometimento, dedicação e entrega diária. Ser pai vai além de engravidar uma mulher ou pagar a pensão obrigatória todo mês.

1. Embarcar em uma experiência única

Uma vez um amigo que tinha se transformado em pai falou para mim: “Ter filho é uma experiência única, que palavra nenhuma consegue descrever”. Na época, não entendi, até achei que foi preguiçoso da parte dele esta definição. Mas hoje, como pai, compreendo completamente o que ele quis dizer.

É um sentimento único, e incomparável, é uma vivência tão singular que, nem se eu usasse todos os adjetivos aqui você poderia compreender. Você só sabe o que é  ser pai quando se transforma em um.

2. Descobrir o real significado da palavra amor

 Motivos pelos quais vale a pena ter um filho
Existe o amor que você tem para com seus pais; o amor para com a sua companheira de vida; o sentimento sincero de uma amizade verdadeira, etc… Mas, nenhum desses amores se compara ao que alguém tem pelo seu filho.

Um sentimento completo, de doação total, sem esperar nada em troca, uma entrega total e irrestrita. O amor de pai é incondicional, irrestrito e completo.

3. Entender melhor os seus pais

A partir do momento que você tem o seu filho nos braços, começa a compreender o que seus pais fizeram por você.

Não estranhe se você se deparar com atitudes e atos que se assemelham com seus genitores, só que agora no cuidado do seu próprio filho. O filho vai te aproximar muito mais dos seus velhos, fazer você entender que, no fundo, são pessoas normais suscetíveis a erros e acertos, assim como você como pai ou mãe, também o é.

4. Para tomar mais cuidado com você mesmo

 Motivos pelos quais vale a pena ter um filho
Quando você se descobre pai e se vê na obrigação de cuidar de uma outra pessoa, suas atitudes acabam se tornando mais cuidadosas e responsáveis.

Você cuida mais da saúde, evita situações de risco de vida, dirigir em alta velocidade, maneira no consumo alcoólico, etc… Não é à toa que quem tem filho pequeno paga menos na hora de fazer o seguro do carro.

5. Para aprender a não ter controle das coisas

Se você é metódico e gosta de planejar todos os passos da sua vida, recomendo que não tenha um filho. Filhos fazem você entender que a vida não segue uma lógica cartesiana.

Certezas absolutas viram dúvidas, muitos pensamentos se transformam ou completamente caem por terra. Filho é uma constante variável e maluca em sua vida.

6. Para amadurecer

 Motivos pelos quais vale a pena ter um filho
Você pode prolongar sua estadia na casa dos seus pais para os 30 anos. Arrumar um emprego depois da faculdade e ainda viver sob a responsabilidade dos seus velhos. Mas, não há como negar que um filho acaba te empurrando para a maturidade.

A partir do momento que existe um ‘serumaninho’ dependente das suas escolhas, dos seus cuidados e da sua atenção, você adquire mais responsabilidade.

7. Cuidar de alguém

Aquela pequena e frágil vida está ali por sua causa e é dependente dos seus cuidados e atenções.

Prepare-se para dormir mal, ficar preocupado a todo instante, abdicar de suas vontades, ficar mais pobre só para que seu filho fique bem. E ainda ter a certeza que tudo isso valeu a pena quando ele te retribuir com um sorriso gostoso no rosto.

8. Rever suas prioridades na vida

 Motivos pelos quais vale a pena ter um filho
Viajar sem destino, se tornar CEO de uma grande multinacional, ficar milionário ou viver como um hippie vendendo miçangas em Florianópolis. A partir do momento em que você opta por ter um filho vai, naturalmente, replanejar a sua rota.

O mais importante é que vai perceber que os valores que realmente importam a você e que te fazem realizado não virá do dinheiro. Você não precisa de muito para ser feliz.

9. Passar suas experiências para alguém

Cuidar de alguém é ter a oportunidade de repassar suas experiências de vida, tudo que você aprendeu ao longo das sua jornada.

Educar, transmitir valores, seu compromisso é fazer com que este pequeno se transforme em alguém decente para transformar o mundo em um lugar melhor para se viver. Pelo menos você vai dar o melhor para que isto aconteça.

10. Aprender com esta pessoa

 Motivos pelos quais vale a pena ter um filho
Do outro lado, não existe experiência mais rica de aprendizado do que a com seu filho. Desde os primeiros dias, você verá que muito do que sabe cairá por terra a cada descoberta, questionamento e comportamento do seu filho.

Ele vai fazer você rever preconceitos, questionar padrões e atitudes. Teu filho te transformará em um ser humano melhor.

11. Reviver a sua infância

Quando você se sente distante o suficiente da sua meninice, surge alguém para transformar em uma criança adulta. Acompanhar a infância do seu filho vai fazer relembrar essa época mágica, brincar com bonequinhos, ver desenhos e filmes infantis e entrar no imaginário onírico dos pequenos.

O mais importante, perceber o quanto a visão inocente e pura do mundo faz falta à vida dos adultos.

12. Para sentir-se o super herói de alguém

Este serzinho vai se espelhar em você, nos seus atos, e tomará a sua figura como inspiradora. É muito bom se sentir o super herói de alguém, com poderes mágicos e poder ver através do brilho no olhar do pequeno, a razão do seu viver.

Mas, lembre-se: Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades.