Sabe aquela impressão que tem quando uma pessoa próxima fica grávida, logo outros acabam engravidando? Pois pode não ser só coisa da sua cabeça, mas o vírus da gravidez!

Um estudo publicado na American Sociological Review analisou os dados de 1720 grávidas com mais de 15 anos e descobriu que quando uma amiga próxima engravida, a mulher tem mais chances de também conceber.

Esse ‘risco’ aumenta a partir do momento que a mulher descobre que a amiga está grávida e tem um pico dois anos após o parto. Depois disso, as probabilidades caem. Os pesquisadores levantaram algumas teorias de por que isso acontece.

A primeira é que os seres humanos inevitavelmente acabam se colocando no patamar de comparação com os outros em seu círculo social. Dessa forma, quando uma amiga fica grávida, a mulher se sente mais confortável em considerar a hipótese de se tornar mãe, muitas vezes levada pela experiência e proximidade com a outra.

O segundo argumento tem o viés prático e de colaboração mútua. Quando duas amigas têm filhos em um intervalo curto de tempo podem se ajudar no cuidado com as crianças e ainda compartilhar experiências.

 

Comentários