Avós que cuidam dos netos vivem muito mais tempo

Pode não parecer, mas os avôs têm um papel importante na vida de quem tem filho: eles podem colaborar na criação, educação, além de dar doses generosas de carinho e amor para os pequenos.

O que talvez você não saiba é que não são só as crianças e os pais que se beneficiam desse convívio. Um estudo científico acabou de comprovar que as avós que cuidam dos netos vivem por muito mais tempo.

A descoberta se deu em uma pesquisa realizada na Alemanha, com 500 pessoas entre 70 e 103 anos. Ele apontou que ser avó e ajudar nos cuidados da família traz longevidade.

A conclusão se deu ao acompanhar voluntários ao longo de 19 anos. Os estudiosos compararam a taxa de mortalidade de avós que ajudavam a criar os netos com a de mulheres que não tinham netos ou não mantinham contato com eles.

Avós que cuidam dos netos vivem muito mais tempo

Observaram que as atividades para com os netos podem reduzir em até 37% o risco de mortalidade. Entre os idosos que não tinham netos, mas ajudavam os filhos, mesmo crescidos, também tinha suas expectativas de vidas aumentada.

A hipótese é que o convívio e o cuidado com a família ajuda a viver mais tempo por fazer com que idosos tenham maior qualidade de vida ao se manterem física e psicologicamente ocupados, responsáveis e comprometidos.

Ou seja, além de ajudar na criação dos filhos, os seus pais ainda se beneficiam. Pode passar essa matéria no grupo do whatsapp da família!

Comentários