Conheça a técnica que promete fazer seu filho dormir a noite toda

Um dos problemas mais comuns que afetam as noites dos pais é o sono da criança. Além de horários desregulados, despertares no meio da madrugada acabam quebrando a rotina de cuidadores. Mas, uma técnica australiana promete fazer seu filho dormir a noite inteira.

Quem descobriu isso foram pesquisadores da Universidade de Flinders. Eles afirmam que 67% das crianças entre 18 meses e quatro anos demoram mais de 30 minutos para pegar no sono, além de que pelo menos 18% demoram mais de uma hora para adormecer.

Levando em conta esses números, eles pensaram eles desenvolveram uma técnica chamada “bedtime fading”. Ela consiste, basicamente, em adiar a hora de dormir para que a criança já chegue com sono na cama. Isso contribui para ajustar o relógio biológico do bebê, já que ele estará cansado o suficiente para dormir a noite toda.

Para comprovar a eficácia da técnica, os australianos fizeram um estudo com famílias que aplicaram o método em casa durante dois anos. O resultado foi surpreendente positivo, fazendo um tempo de pegar no sono de 30 minutos cair para um intervalo de 13 a 7 minutos. Além do mais, a quantidade de birras antes de dormir diminuíram consideravelmente.

Como definir a hora de dormir

Para aplicar o método ‘bedtime fading’, primeiro você precisa estabelecer que horas seu filho deve acordar, para calcular o tempo de sono e o horário que ele deve dormir.

Conheça a técnica que promete fazer seu filho dormir a noite toda

Para crianças que estudam pela manhã, o indicado é que até 20h30 ela vá para a cama. Um erro que os pais cometem é colocar a criança para dormir sem estarem cansadas. Isso gera uma luta do pequeno em descansar.

O melhor é acertar a partir do horário em que elas costumam adormecer e, gradualmente, ir fazendo ela dormir mais cedo.

Isso vira um exercício diário;

  • Se você quiser que seu filho vá para a cama às 8:30, mas eles geralmente não dormem até as 10:30, escolha 10:30 como a hora de dormir temporária. Isto tornará mais fácil ensinar seu filho a adormecer dentro de um curto período de tempo para ir para a cama;
  • Uma vez que eles estão adormecendo fácil e rapidamente neste horário de dormir, em seguida, fazer sua hora de dormir mais cedo por 15 minutos a cada poucos dias;
  • Seja paciente. Se você recuar rapidamente a hora de dormir, pode ter problemas com o seu filho não conseguir adormecer;
  • Pare de mover a hora de dormir quando tiver chegado à hora de dormir que deseja (por exemplo, 20h30).
Noite Horário de dormir
Noite 1 e 2 22h30
Noite 3 e 4 22h15
Noite 5 e 6 22h
Noite 7 e 8 21h45
Noite 9 e 10 21h.30
Noite 11 e 12 21h15
Noite 13 e 14 21h
Noite 15 e 16 20h45
Noite 17 e 18 22h30

O tempo, e a paciência, fará com que a criança se adapte à técnica e isso ficará mais fácil conforme a prática.

Lembre-se de experimentar a estratégia por várias noites. Isso aumenta as chances de sucesso e pode criar padrões de sono no seu filho.

Comentários